Exclusivo: PGR detona MP da leniência



O Antagonista foi um dos primeiros órgãos de imprensa a denunciar os acordos de leniência que o governo Dilma Rousseff tirou da cartola para tentar salvar as empreiteiras do petrolão e sabotar a Lava Jato.
O PPS não demorou a entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a Medida Provisória 703 que instituiu essa vergonha.
Hoje, a procuradora-geral da República em exercício, Ela Wiecko Wolkmer de Carvalho encaminhou o seu parecer à ministra Rosa Weber. A procuradora-geral detonou a Medida Provisória de Dilma.
Entre outras coisas, Ela de Carvalho escreveu:
"A Medida Provisória 703/2015 subverte a lógica interna dos acordos de leniência, ao permitir que qualquer interessado, a qualquer tempo, celebre o acordo, ainda que sem oferecer elementos relevantes à descoberta de ilícitos sob investigação. Permite reparação apenas parcial do dano ao patrimônio coletivo. Pulveriza a competência para celebrar tais acordos em milhares de órgãos de controle interno de todos os entes da federação, sem revisão interna, e deles alija, indevidamente, o Ministério Público.Afeta o princípio federativo e a competência dos órgãos federais, ao permitir acordos de leniência por órgãos estaduais e municipais referentes a verbas transferidas pela União."



Mais uma rua do bairro Monza será asfaltada em Colombo


WEBMASTER 20 DE ABRIL DE 2016

Com 544,41 metros de extensão, a Rua Belo Horizonte, no Bairro Monza receberá pavimentação asfáltica nos próximos dias

Desde 2013 a Prefeitura de Colombo pavimentou mais de 130 ruas, através do Programa de Pavimentação Comunitária.
Desde 2013 a Prefeitura de Colombo pavimentou mais de 130 ruas, através do Programa de Pavimentação Comunitária.
A Prefeita Beti Pavin se reuniu com os moradores para autorizar o início das obras de pavimentação asfáltica, na Rua Belo Horizonte.
A Prefeita Beti Pavin se reuniu com os moradores para autorizar o início das obras de pavimentação asfáltica, na Rua Belo Horizonte.
Na noite desta terça-feira, 19, a Prefeita Beti Pavin se reuniu com os moradores do bairro Monza para autorizar o início das obras de pavimentação asfáltica, na Rua Belo Horizonte, que somam aproximadamente R$ 500 mil em investimentos em 544,41 metros de asfalto na via.
“Fico muito feliz em anunciar esta boa notícia aos moradores que merecem ter qualidade de vida e um bairro bonito e agradável para morar. E, também, porque com esta, será a sexta rua, que receberá asfalto novo neste bairro.
As obras contemplam os serviços de pavimentação, drenagem, sinalização viária e paisagismo.
Desde 2013 a Prefeitura de Colombo pavimentou mais de 130 ruas, através do Programa de Pavimentação Comunitária, que pertencente a secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. As obras contemplam que inclui a execução de pavimentação, drenagem, sinalização viária e paisagismo.
Para o morador e anfitrião, Apostolo Ilson Julian Venetzei a construção do asfalto mudará a realidade da região. “Este asfalto colocará fim a uma série de problemas existentes no bairro, como por exemplo, a poeira e a lama. Além disso, os nossos imóveis serão valorizados, os problemas respiratórios diminuíram e as nossas casas permaneceram mais limpas com esta melhoria que acontecerá na nossa rua”, disse. A previsão é de que a pavimentação da Belo Horizonte seja concluída dentro de 180 dias.
Estavam presentes durante a assinatura da ordem de serviço a prefeita Beti Pavin; o vice-prefeito, Ademir Goulart, o secretários de Governo, Luiz Gilberto Pavin e os vereador Renato da Farmácia e Ratinho.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/PMC

Chegam ao fim os Jogos Escolares Municipais de Colombo


WEBMASTER 25 DE ABRIL DE 2016

Os jogos foram divididos em sete modalidades individuais e coletivas e de ambos os sexos, entre elas: atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, voleibol e voleibol de areia

Os jogos foram divididos em sete modalidades individuais e coletivas e de ambos os sexos.
Os jogos foram divididos em sete modalidades individuais e coletivas e de ambos os sexos.
Os campeões da modalidade Futebol de Campo também avançam para a fase regional do Bom de Bola.
Os campeões da modalidade Futebol de Campo também avançam para a fase regional do Bom de Bola.
Os JEMs 2016 foi promovido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude.
Os JEMs 2016 foi promovido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude.
Chegam ao fim mais uma edição dos Jogos Escolares Municipais 2016 promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude. O evento mobilizou 800 alunos da rede pública e particular do município, com idade entre 12 e 17 anos. Os estudantes estavam envolvidos na competição desde o início do mês de abril.
Os jogos foram divididos em sete modalidades individuais e coletivas e de ambos os sexos, entre elas: atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, voleibol e voleibol de areia. Vale lembrar que nas modalidades individuais – atletismo e o ciclismo todos os colégios participantes estão classificados a próxima fase.
Os colégios que se classificaram nas três primeiras colocações, em cada modalidade dos jogos escolares municipais – JEM’S 2016 – foram premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar.
O Atletismo Masculino “A” fechou com a seguinte colocação: 3º lugar com o Colégio Estadual Heraclito Fontoura Sobral Pinto; 2º lugar o C.E. Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho; e o 1º lugar ficou para o C.E. Presidente Abraham Lincoln.
Na modalidade Feminina “A” a colocação final do atletismo contou com o 3º do C.E. Heraclito Fontoura Sobral Pinto; 2º C.E. João Gueno; e o 1º lugar o C.E. Presidente Abraham Lincoln.
O Atletismo Masculino “B” terminou com a 3º colocação do C.E. Presidente Abraham Lincoln; o 2º E.E. Caminhos da Natureza e o 1º C.E. Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho.
Na modalidade Atletismo Feminino “B” o Colégio Estadual João Gueno permaneceu em 3º lugar; o 2º ficou para o C.E. Presidente Abraham Lincoln, e a campeã da modalidade foi a Escola Estadual Caminhos da Natureza.
O Colégio Ágape foi o grande vencedor do Ciclismo Masculino “A”. O Basquetebol Masculino “A” chegou ao fim com a seguinte colocação: 3º lugar o C.E. Zumbi dos Palmares; 2º lugar o C.E. Altair da Silva Leme; e o 1º lugar o C.E. Heraclito Fontoura Sobral Pinto.
A competição dos estudantes na modalidade Futsal Masculino “A” terminou com a seguinte colocação: 3º lugar C.E. Alfredo Chaves; 2º C.E. João Ribeiro de Camargo; e o 1º C.E. Julia Cavassin. Já o Futsal Feminino “A” o 3º lugar para o C.E. Guaraituba; o 2º lugar para o C.E. Zumbi dos Palmares e o 1º lugar C.E. Genésio Moreschi.
Na modalidade Futsal Masculino B o 3º lugar para o C.E. Heráclito Fontoura Sobral Pinto; 2º C.E. Caminhos da Natureza e o 1º o C.E. Genésio Moreschi. No Futsal Feminino “B” o 3º lugar para o C.E. Vinicius de Moraes; 2º C.E. Altair da Silva Leme e o1º lugar para o C.E. Guaraituba.
O 3º lugar ficou para o C.E. Vinicius de Moraes; o 2º com o C.E. Genésio Moreschi; e o 1º lugar para o C.E. João Ribeiro de Camargo na categoria Handebol Masculino “A”. Já no Handebol Feminino “A” o 2º lugar foi conquistado pelo Colégio Ágape e o vencedor desta modalidade foi o C.E. Bento Munhoz da Rocha Neto.
O Voleibol Masculino “A” o 3º lugar foi para o C.E. Rui Barbosa; 2º C.E. Luiz Sebastião Baldo; e 1º para o C.E. Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho. No Voleibol Feminino “B” o 2º lugar para o C.E. Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho e o 1º Colégio Passionista Rosário.
O C.E. Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho foi o grande vencedor nas seguintes modalidades: Volei de Praia Masculino “A”, Feminino “A”, e Volei de Praia Masculino “B”, Feminino “B”.
Fase Regional
Segue a lista dos Colégios classificados para a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, que acontece de 14 a 18 de maio, em Rio Branco do Sul.
Basquetebol Masculino “A”- C.E. Heraclito Fontoura Sobral Pinto;
Futsal Masculino “A” – C.E. Julia Cavassin
Futsal Feminino “A” – C.E. Genésio Moreschi
Futsal Masculino “B” – C.E. Genésio Moreschi
Futsal Feminino “B” – C.E. Guaraituba
Handebol Masculino “A” – C.E. João Ribeiro de Camargo
Handebol Feminino “A” – C.E. Bento Munhoz da Rocha Neto
Voleibol Masculino “A” – C.E. Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho
Voleibol Feminino “B” – Colégio Passionista Rosário
Volei de Praia Masculino “A” – C.E. Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho
Voleibol Feminino “A” – C.E. Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho
Volei de Praia Masculino “B” – C.E. Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho
Volei de Praia Feminino “B” – C.E. Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho
Futebol de Campo
Na modalidade de Futebol de Campo, valida pelo Bom de Bola fase municipal as colocações foram as seguintes:
Futebol Masculino “A”
1º – C.E. Professor Plinio Alves Monteiro Tourinho
2º – C.E. Rui Barbosa
3º – C.E. Altar da Silva Leme
4º – C.E. Heraclito Fontoura Sobral Pinto
Futebol Masculino “B”
1º – C.E. Guaraituba
2º – C.E. Heraclito Fontoura Sobral Pinto
Lembrando que os campeões da modalidade Futebol de Campo também avançam para a fase regional do Bom de Bola, que será no mês de junho.
DSC_0040 DSC_0060 DSC_0064 DSC_0069 DSC_0070 DSC_0071 DSC_0077 DSC_0097 DSC_0099 DSC_0105 DSC_0109 DSC_0110 DSC_0112 DSC_0113 DSC_1272 DSC_1313 DSC_1361 DSC_1366 DSC_1389 DSC_1394 DSC_1397 foto 1 Foto 2 foto 3 hand1 IMG_5096 IMG_5111
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: João Senechal e Marcio Fausto/PMC

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 115 produtores de Colombo


WEBMASTER 25 DE ABRIL DE 2016

Além dos agricultores projeto atende 65 instituições do município que recebem alimentos de qualidade

Cerca de 200 toneladas de hortigranjeiros serão distribuídas nas 65 instituições, projetos e centros de convivência atendidos pelo Programa.
Cerca de 200 toneladas de hortigranjeiros serão distribuídas nas 65 instituições, projetos e centros de convivência atendidos pelo Programa.
Ao todo, 115 produtores rurais do município serão beneficiados com o programa.
Ao todo, 115 produtores rurais do município serão beneficiados com o programa.
Promover o acesso a alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar e promover a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar, esse é o objetivo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento em parceria com o Governo Federal.
Em 2016, através desta iniciativa, a prefeitura vai comprar os alimentos produzidos pelos agricultores familiares e repassar às entidades socioassistenciais atendidas pelo município, ao total serão 65 entidades beneficiadas. “Desta forma estamos valorizando o trabalho do nosso produtor rural e levando para a mesa das crianças, dos jovens e dos idosos alimentos fresquinhos e da nossa terra”, disse a Prefeita Beti Pavin.
Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo, o projeto traz aos produtores da região uma nova perspectiva. “Além de ajudar a escoar a produção, esse trabalho traz aos produtores colombenses a possibilidade de ampliarem seus negócios”, explicou.
Ao todo, 115 produtores rurais do município serãobeneficiados com o programa, que neste ano distribuirá cerca de 200 toneladas de hortigranjeiros nas 65 instituições, projetos e centros de convivência atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos. Ao total, os produtos atenderão mais de 6.500 pessoas.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Equipe de combate ao Aedes já visitou mais de 6 mil imóveis em Colombo


WEBMASTER 25 DE ABRIL DE 2016

O objetivo da força-tarefa é combater o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus

Entre as ações desenvolvidas durante as mobilizações são: panfletagem, informações e orientações a população.
Entre as ações desenvolvidas durante as mobilizações são: panfletagem, informações e orientações a população.
As equipes de força-tarefa para o combate ao mosquito Aedes aegypti promovida pela Prefeitura de Colombo vem realizando ações em diversos bairros do município. Mais de 6 mil imóveis foram visitados durante seis mobilizações.
O objetivo da força-tarefa é combater o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, este último está diretamente ligado aos casos de microcefalia.
As ações desenvolvidas durante as mobilizações são: panfletagem, informações, orientações, e anotações de solicitações de fiscalização de possíveis focos da doença e coleta de amostras em alguns lugares. Além de orientações em locais com demanda de acumulo de lixo. “É importante estar junto com a população informando orientando quanto aos meios de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito vetor”, destacou o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.
A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente promove ações de prevenção. Os moradores recebem visitas e são orientados, em relação ao mosquito.
As mobilizações deram início em fevereiro, no bairro Guaraituba, cerca de 2 mil imóveis foram fiscalizados. Durante a atuação, aproximadamente 80 militares da aeronáutica estiveram presentes para atuar em conjunto com as equipes da Prefeitura.
 Mais de 6 mil imóveis foram visitados durante seis mobilizações no município.
Mais de 6 mil imóveis foram visitados durante seis mobilizações no município.
E o município segue empenhado na luta contra o Aedes Aegypti. A região do Mauá e Liberdade, também receberam profissionais da saúde. Agentes de Combates a Endemias, Agentes de Saúde e Enfermeiros, participaram da ação de conscientização da população, contabilizando 600 imóveis vistoriados.
Os moradores do Monte Castelo também se reuniram para combater o temido mosquito e não poderia ter sido mais proveitosa à ação. Ao todo, 430 imóveis foram vistoriadas pelos Agentes de Combate a Endemias do município, que ainda contou com a participação de 20 militares da Aeronáutica que orientaram a população em relação ao mosquito.
Vale lembrar que as 23 Unidades Básicas de Saúde do município estão abertas de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17h, sendo referencia na prestação de informações e esclarecimentos à população sobre esta e quaisquer outras campanhas.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Divulgação/ PMC

Eleita, comissão do impeachment no Senado tem apenas 5 votos a favor de Dilma

Senado faz leitura da denúncia contra a presidente da República, Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade - 19/04/2016
Senado faz leitura da denúncia contra a presidente da República, Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade - 19/04/2016(Evaristo Sa/AFP)
A comissão especial do impeachment foi eleita nesta segunda-feira pelo plenário do Senado Federal, dando largada à contagem regressiva para o julgamento que deve determinar, na segunda semana de maio, o afastamento da presidente Dilma Rousseff por até 180 dias. Dos 21 senadores titulares da comissão, apenas cinco são contrários ao impeachment: os petistas Lindbergh Farias (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e José Pimentel (CE) e os aliados Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Telmário Mota (PDT-RR).
A comissão será responsável, na primeira etapa da tramitação do processo de impeachment no Senado, por elaborar e votar, em até dez dias úteis, um parecer sobre a admissibilidade da ação de impedimento. Na sequência, o documento é encaminhado ao Plenário do Senado, a quem cabe, se ratificar o relatório da comissão, determinar o afastamento temporário de Dilma no Palácio do Planalto. Neste caso, é necessária apenas maioria simples de votos - metade mais um dos presentes no dia da votação.
Com a provável confirmação do afastamento da presidente Dilma, é nesta fase que o vice-presidente Michel Temer assume temporariamente o controle do país, embora o procedimento de impeachment continue em tramitação no Senado, tanto para a coleta de novas provas quanto para o julgamento do libelo acusatório contra a petista, em meados de setembro.
Publicidade
De perfil moderado, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) será o presidente da Comissão Especial do Impeachment e já começa a articular para que o advogado-geral da União José Eduardo Cardozo e o jurista Miguel Reale Jr, responsáveis pela defesa e pela acusação contra Dilma por crime de responsabilidade, sejam ouvidos ainda nesta semana. O calendário de tramitação do impeachment na comissão ainda precisa ser alinhavado com o relator do caso no Senado, provavelmente o tucano Antonio Anastasia (PSDB-MG), já indicado pelo partido para o posto. Na sessão plenária desta segunda-feira, o PT apresentou questão de ordem alegando suspeição de Anastasia porque o tucano teria "vidente interesse no desfecho da votação", mas Renan Calheiros informou que apenas a comissão deve se debruçar sobre este impasse, e não o plenário da Casa. A primeira reunião da comissão, para oficializar a escolha do presidente e do relator, está agendada para as 10 horas desta terça-feira.
Além do presidente, compõem a comissão como titulares os senadores Rose de Freitas (PMDB-ES), Simone Tebet (PMDB-MS), Dário Berger (PMDB-SC) e Waldemir Moka (PMDB-MS). Pelo bloco parlamentar da oposição, são titulares os tucanos Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), além do democrata Ronaldo Caiado (DEM-GO).
No bloco de apoio ao governo, os indicados foram Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), José Pimentel (PT-CE) e Telmário Mota (PDT-RR). Completam a composição da comissão do impeachment como senadores titulares os seguintes congressistas: Romário (PSB-RJ), Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Ana Amélia Lemos (PP-RS), José Medeiros (PSD-MT), Gladson Cameli (PP-AC), Wellington Fagundes (PR-MT) e Zezé Perrella (PTB-MG).
A comissão ainda conta com 21 senadores suplentes: Hélio José (PMDB-DF), Marta Suplicy (PMDB-SP), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), João Alberto Souza (PMDB-MA), Paulo Bauer (PSDB-SC), Ricardo Ferraço (PSDB-ES), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Humberto Costa (PT-PE), Fátima Bezerra (PT-RN), Acir Gurgacz (PDT-RO), João Capiberibe (PSB-AP), Roberto Rocha (PSB-MA), Cristovam Buarque (PPS-DF), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Sérgio Petecão (PSD-AC), Wilder Morais (PSD-AC), Otto Alencar (PSD-BA), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Magno Malta (PR-ES). Entre os suplentes, cinco senadores - Capiberibe, Randolfe, Humberto Costa, Fátima Bezerra e João Alberto - são contrários ao impeachment. Não declararam voto outros três: Roberto Rocha, Otto Alencar e Acir Gurgacz. Uma vaga de suplente a ser indicado pelo PMDB ainda está em aberto.
Michel Temer - Na sessão que elegeu a comissão do impeachment, um grupo de senadores ditos independentes apresentou questionamento para que o processo de impedimento de Dilma tramitasse em conjunto com um pedido já apresentado contra o vice-presidente Michel Temer, mas que ainda precisa ser analisado em uma comissão especial na Câmara. Renan Calheiros, porém, negou o pedido.

Senadores do PT querem encontro com Lula para afinar discurso sobre impeachment


Petistas da comissão especial que discute o afastamento devem insistir na tese de que deposição seria 'golpe'

RICARDO DELLA COLETTA
25/04/2016 - 15h58 - Atualizado 25/04/2016 16h12
O ex-presidente Lula  (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
Senadores do PT pediram ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma reunião para afinar o discurso da bancada na comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
Os petistas avaliam que a composição do colegiado aponta para um desfecho desfavorável para o Palácio do Planalto. Além do mais, entendem que já há maioria consolidada no Plenário da Casa para que a presidente seja afastada por até 180 dias - prazo em que transcorreria o processo de impeachment.
Diante disso, os senadores do PT querem alinhar o discurso com Lula e com os movimentos sociais. A ordem no partido é tratar a deposição de Dilma como um "golpe parlamentar" promovido pelo vice-presidente Michel Temer e por Eduardo Cunha, presidente da Câmara.
A avaliação é que, com a expectativa de que a presidente tenha seu mandato suspenso,  calibrar o discurso adotado na ação fundamental para inclusive reduzir os danos esperados nas eleições municipais deste ano.

Edital de Divulgação Sessão Ordinária 26/04/2016 da Câmara de Colombo


O Presidente da Câmara Municipal de Colombo, no uso de suas atribuições legais,
divulga a pauta da Sessão Ordinária
a ser realizada no dia    26/04/2016   às 16 horas       
  Indicação
  N°:  174
  Autor:  Vagner Brandão
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Solicitar estudo de implantação de uma lombada na Rua Rui Puppi, próximo ao
                   número 148, no bairro São Gabriel
  Indicação
  N°:  175
  Autor:  Sidinei Campos
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Planejamento
  Assunto:  Viabilizar a pavimentação comunitária da rua João Vitorino, no Centro Industrial Mauá
  Indicação
  N°:  176
  Autor:  Renato Tocumantel
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Viabilizar a inclusão da pavimentação asfáltica de baixo custo na Rua Floripa
                   Mulman trecho entre as Ruas Rodolfo Mehl e a Rua Henrique Joaquim Ribeiro.
  Indicação
  N°:  177
  Autor:  Renato Tocumantel
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Viabilizar a Pavimentação Asfáltica Comunitária na Rua Itajubá - Jardim Curitiba.
  Indicação
  N°:  178
  Autor:  Clodoaldo Camargo
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Estudos para restaurar o asfalto da Rua Carlos Francisco Prochaska, no
                   Guaraituba, a partir da Rua Hélio Dalprá até a Tv Edenilton Bagio e patrolar e
                   ensaibrar a mesma, da Rua Aristeu de Castro Fernandes até a Rua Alfredo
                   Tomacheschi.

  Indicação
  N°:  179
  Autor:  João Marcos Berlesi
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Viabilizar junto ao departamento competente, para que o mesmo designe equipe
                   para fazer patrolagem com ensaibramento nas seguintes ruas:
                   - Presidente Castelo Branco/ Jardim Santa Mônica
                   - Presidente Eurico Gaspar Dutra/ Jardim Santa Mônica
                   - Presidente Café Filho/ Jardim Santa Mônica
                   - Presidente Juscelino Kubitschek/ Jardim Santa Mônica
                   - Vitorino Fracaro/ Vila Maria Ignácia
                   - Salvador / Vila Maria Ignácia (rua ao lado do muro do Clube de Campo Santa
                   Mônica)
  Indicação
  N°:  180
  Autor:  Luiz Sala
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Solicitamos à Vossa Senhoria a viabilidade de limpar, retirar califa e manilhar, em
                   caráter de urgência, o canal a céu aberto na Rua Orlando Ceccon, a partir do
                   número 163, no Bairro Ribeirão das Onças.
  Indicação
  N°:  181
  Autor:  Hélio Feitosa Lima
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Urbanismo
  Assunto:  Realizar estudos para atender os moradores do bairro Jardim das Graças, com
                   transporte público, conectando-os até o Terminal Guaraituba, assim como o trajeto
                   contrário. Atualmente, necessariamente os moradores precisam ir até o Terminal
                   Maracanã, para depois estabelecer conexão com outro ônibus, para assim
                   conseguirem desembarcar no Terminal Guaraituba.
  Indicação
  N°:  182
  Autor:  Renato Tocumantel
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Educação
  Assunto:  Ampliação e reforma do CMEI Pingo da Água, localizado na Rua Jose Coradin 159,
                   Jardim Monza. Por necessidade de espaço para atendimento dos pais, alunos e
                   funcionários, pois já esta muito pequeno para o numero de usuários.Já esta
                   atrapalhando o bom funcionamento do CMEI o pouco espaço disponível.

  Indicação
  N°:  183
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Solicito a viabilidade de se executar a limpeza do córrego "Astorga" da
                   continuidade, entre a Rua General Carneiro, cruzando a Rua Cerro Azul até a Rua
                   Pedro do Rosário do bairro Paloma.
  Indicação
  N°:  184
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Secretaria de Esportes
  Assunto:  Solicito a Viabilidade de se fazer a revitalização do campo de futebol, incluindo
                   reforma dos alambrados, vestiários e casa do caseiro (reforma), que está
                   localizado na Rua Teixeira Soares, atrás da Escola Municipal Jones Tíbola no bairro
                   Paloma
  Indicação
  N°:  185
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Solito a viabilidade de se executar o asfalto na Rua Bom Sucesso do bairro
                   Guaraituba, entre as ruas Campo Largo até a rua Paranaguá.
  Indicação
  N°:  186
  Autor:  Renato Tocumantel
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Urbanismo
  Assunto:  Estudos para a colocação de lombada na Rua Balsa Nova enfrente o nº 487 -
                   Centro de Convivência Lírio do Vale no Bairro Guaraituba.
  Indicação
  N°:  187
  Autor:  Renato Tocumantel
  Destinatário:  Sanepar - Colombo
  Assunto:  Estudos para a ampliação da rede de esgoto na Rua Olympio Ferreira no Bairro
                   Colônia Faria.
  Indicação
  N°:  188
  Autor:  Renato Tocumantel
  Destinatário:  Sanepar - Colombo
  Assunto:  Estudos para a possibilidade da ampliação da rede de água na Rua Olympio
                   Ferreira.Bairro Colônia Faria.

  Indicação
  N°:  189
  Autor:  Renato Tocumantel
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e viação
  Assunto:  Efetuar a colocação do braço com luminária no poste localizado na Rua Francisco
                   Spichila enfrente o nº 97 - Jardim Osasco.
  Indicação
  N°:  190
  Autor:  Renato Tocumantel
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Efetuar operação tapa buraco de asfalto com urgência nas seguintes ruas: Avenida
                    das Torres entre o trecho da Felício Kania e a Rua João Batista Stocco. Na Rua
                   Buenos Aires entre o trecho da Rua João Batista Stocco e a Rua Antônio Frazão,
                   no bairro São Gabriel. Na Rua Antônio Frazão entre o trecho da Avenida das Torres
                    e a Rua Belo Horizonte..
  Indicação
  N°:  191
  Autor:  Hélio Feitosa Lima
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Solucionar o problema de esgoto a céu aberto na Rua Formosa do Oeste, em frente
                   à casa nº 906, também em frente ao ponto de ônibus Paloma - Jardim Paloma.
  Indicação
  N°:  192
  Autor:  Hélio Feitosa Lima
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Tornar obrigatório em qualquer placa informativa de obra pública, a data de início da
                   execução da obra

  Indicação
  N°:  193
  Autor:  Anderson F. da Silva
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Educação
  Assunto:  Estudos para viabilizar pintura de todo o prédio da Escola Municipal Jardim das
                   Graças.
  Indicação
  N°:  194
  Autor:  Anderson F. da Silva
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Urbanismo
  Assunto:  Estudos para viabilizar construção de calçada para pedestres na Rua da
                   Gabirobeira e demais vias de acesso à Escola Municipal Jardim das Graças.

  Indicação
  N°:  195
  Autor:  Hélio Feitosa Lima
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Obras e Viação
  Assunto:  Instalar faixa elevada para travessia de pedestres em frente ao Colégio Estadual
                   Professor Altair da Silva Leme, na Rua Alfredo Puppi, 54; no bairro Jardim Ana
                   Maria.

  Indicação
  N°:  196
  Autor:  Hélio Feitosa Lima
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Urbanismo e COMEC
  Assunto:  Realizar estudos para atender os moradores do bairro Guaraituba, na localidade da:
                    Travessa Quitandinha, Travessa Francisco Beltrão, Rua Bandeirantes e Rua Enéas
                    Marquês, com transporte público, conectando-os até o Terminal Guaraituba, assim
                   como o trajeto contrário.

  Indicação
  N°:  197
  Autor:  Eurico Braz de Bomfim
  Destinatário:  Secretaria Municipal de Administração
  Assunto:  Solicito a Secretaria Municipal de Administração que seja fornecido pelo menos 2
                   (dois) servidores municipais intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais),
                   para atender as pessoas com surdez ou mudez em todas as audiências públicas
                   promovidas no município.

  Indicação
  N°:  198
  Autor:  José Aparecido Gotardo (Ratinho)
  Destinatário:  Prefeita Municipal
  Assunto:  Incluir a Rua Luiz Gulim no bairro Olaria, desde a Rua André Nadolny até a Rodovia
                   da Uva na programação de prioridades para pavimentação asfaltica para 2016.

Tribuna Livre: Carlos Daniel Tatin – Coordenador do Clube dos Desbravadores
do Município de Colombo.
Assunto: Qual a importância do Clube dos Desbravadores no Município de Colombo


 Colombo, 25 de abril de 2016.
 WALDIRLEI BUENO DE OLIVEIRA
 Presidente