Cunha afirma que patrimônio de mulher é fruto de indenização trabalhista


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a mulher, Cláudia Cruz, na tribuna do plenário.(Pedro Ladeira/Folhapress)
O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou a sair em defesa de sua mulher, a ex-jornalista Cláudia Cruz, ré na Operação Lava Jato, e a negar que ela tenha recebido ou utilizado recursos de origem ilícita. Cunha afirmou que o patrimônio de Cláudia Cruz é fruto de indenização trabalhista recebida contra a TV Globo. A assessoria do peemedebista informou ao site de VEJA que o valor da indenização foi de cerca de 5 milhões de reais.
Conforme denúncia do Ministério Público acatada pela Justiça nesta quinta-feira, a conta suíça Kopek, que tinha Cláudia como beneficiária final, lavou 1,079 milhão de dólares (cerca de 3,66 milhões de reais) de recursos oriundos de propina na compra de serviços e artigos de luxo.
"Entre 20/01/2008 e 2/04/2015, por inúmeras vezes, dentre outros locais em lojas de artigos de luxo localizadas nas cidades de Nova Iorque, Miami, Orlando, Barcelona, Zurique, Paris, Roma, Lisboa e Dubai, a denunciada Cláudia Cordeiro Cruz, dolosamente, utilizando-se de valores de propina recebidos na conta suíça Kopek (em que a denunciada Cláudia Cruz era beneficiária final), converteu em ativos de aparência lícita consistentes em bens e serviços, incluindo artigos de grife como ternos, bolsas, sapatos e roupas femininas", detalha o MP.

Em nota divulgada nesta sexta, Cunha disse que Cláudia detinha conta individual, em seu nome pessoal, onde ela não figurava como beneficiária, mas sim como titular "da referida conta, que apenas tinha nome de referência Kopek e não empresa chamada Kopek".
Segundo o peemedebista, que também é réu na Lava Jato, o patrimônio de sua mulher que foi transferido para um trust e que suportou os gastos familiares "teve origem antiga, de atividades privadas, sem nenhuma relação com a atividade pública".
"O patrimônio da minha esposa foi constituído pelo seu trabalho na atividade de televisão, sendo a maior parte dele fruto de indenização trabalhista, recebida em ação judicial contra a TV Globo, o que explica boa parte da animosidade e relevância com relação à dada por veículos dessa organização", continuou Cunha.
"Volto a reafirmar que não houve nem recebimento nem utilização de qualquer vantagem indevida, e que a acusação de que valores de propina foram gastos em artigos de luxo são falsas, sendo que a referida denúncia não apresentou qualquer prova em relação a isso", repetiu o presidente afastado da Câmara.

Prefeitura de Colombo Informa: Nota de esclarecimento referente a divulgação de concurso público


WEBMASTER 10 DE JUNHO DE 2016
A Prefeitura de Colombo esclarece a população que atualmente não existe nenhum concurso público ou processo seletivo com inscrições abertas pelo município. As informações divulgadas pelo site MF Concursos e Empregos não são verdadeiras.
Vale ressaltar que qualquer informação, serviço ou orientação referente à prefeitura são divulgadas, somente, através dos nossos canais oficiais: o site da prefeitura: www.colombo.pr.gov.br/ ou então pela fanpage no facebook:https://www.facebook.com/PMdeColombo/.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Inverno, a estação das hortaliças e das geadas em Colombo


WEBMASTER 10 DE JUNHO DE 2016

Vários fatores contribuem para o cultivo em Colombo; a adaptação das plantas ao clima e a pouca incidência de pragas, devido à baixa umidade e a escassez das chuvas

Os produtores de hortaliças em Colombo já se preparam para a temporada das geadas.
Os produtores de hortaliças em Colombo já se preparam para a temporada das geadas.
Embora o inverno comece oficialmente no dia 21 de junho, as primeiras semanas de junho já bateram recorde de temperaturas baixas. E, os produtores de hortaliças em Colombo já se preparam para a temporada das geadas. Além de mantas de TNT e lonas usadas durante a noite, para diminuir as consequências das geadas sobre a plantação, é comum também a utilização de estufas climatizadas para o cultivo de hortaliças. Totalizando, são aproximadamente 1200 produtores na região.
“Algumas espécies são muito sensíveis e a quantidade de água absorvida pela planta, torna-se prejudicial em contato com a geada. Quanto maior a umidade, maior também será o impacto do frio, muitas vezes tornando a planta imprópria para o comércio”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo.
Na região de Colombo, a geada branca é mais frequente, e o prejuízo é menos avassalador, pois congela apenas a planta por fora. Já fenômeno climático conhecido como “geada negra” ou “geada preta” acontece quando queima a planta por dentro, deixando-as com aparência escura. “Embora, isso aconteça apenas quando se combina a baixa temperatura, ou seja, 0°C, com ventos intensos e ar seco”, ressalta o secretário.
Pois, além do frio, a oscilação de temperatura também influencia na produção e no preço final dos produtos. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, de acordo com o secretário da pasta, apoia o agricultor sempre que necessário.
“Priorizamos o investimento em cultivo protegido. A secretaria disponibiliza toda a terraplanagem e o preparo do solo destas áreas. Nossa intenção é ajudar na prevenção para que os agricultores não tenham prejuízos com as geadas”, conta Toniolo.
Lembrando que neste mês de maio, ainda existem culturas de verão que estão em fase de colheita, como o chuchu, tomate, vagem e pimentão verde.
Hortaliças da época
As hortaliças folhosas, por exemplo, a alface, brócolis, couve flor, repolho, rúcula, agrião, escarola, couve manteiga, espinafre e acelga são as mais produzidas no município, nesta época do ano. “Devido à adaptação ao clima da região e dependendo da qualidade da planta são mais resistentes à geadas”, explica Toniolo que acrescenta. “Além de ser um período em que as incidências de pragas são menores, em consequência da baixa umidade relativa do ar e pelo fato de não termos tantas chuvas como a época de verão”.
Também durante a estação mais fria do ano são produzidas várias espécies de vegetais como a beterraba, rabanete, cenoura e abóbora. A opção de plantio de inverno em Colombo se deve ao período entre safra que acontece de maio a outubro.
“Esse período do ano, o risco é eminente devido às geadas, por isso que a maioria dessas variedades de plantio são produções de baixo custo, e o ciclo de produtividade é mais curto”, enfatiza o secretário.
Consumo saudável
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de hortaliças de, no mínimo, 400 gramas por pessoa, por dia. Porém, apenas um terço dessa quantidade, recomendada pela entidade é consumida. Ou seja, 62,7% dos brasileiros não cumprem a recomendação. A Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Agricultura e Abastecimento incentiva o consumo de hortaliças.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal

Fisiculturista colombense conquista 3º lugar em Campeonato Brasileiro


WEBMASTER 10 DE JUNHO DE 2016

Atleta da categoria Master II se classificou para o Sulamericano que acontece agora em setembro

Atleta Ezequiel Neundorf da categoria Master II representa Colombo em eventos de fisiculturismo
Atleta Ezequiel Neundorf da categoria Master II representa Colombo em eventos de fisiculturismo
Entre as diversas modalidades esportivas que a Prefeitura de Colombo incentiva está a do fisiculturismo, e o atleta Ezequiel Neundorf (popularmente conhecido como BBB) trouxe para o município mais um título, o de 3º colocado no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, da World Fitness Federation (WFF) realizado neste sábado, 04, em Curitiba.
“Com o apoio da Prefeitura através da secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude eu consegui me preparar bem e focar o meu trabalho para participar deste campeonato que me classificou para o Sulamericano”, disse o atleta Ezequiel BBB, de 54 anos que participa da categoria Master II.
O fisiculturista, que mora no Jardim Monza, já trouxe neste ano outros três títulos para a cidade, dois vice-campeonatos e um terceiro lugar. “Com toda esta bagagem estou confiante de que na próxima competição que será o Sulamericano terei totais condições de buscar a classificação para o mundial”, afirma.
Segundo o atleta, o Sulamericano (WFF), o qual já está classificado, acontece nos dias 10 e 11 de setembro, também em Curitiba. E para sua preparação conta com o técnico Henilton Silva e os treinos na academia WHGYM, no Rio Verde.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Divulgação

1º Arraia Solidário em Colombo acontece neste sábado, 11


WEBMASTER 10 DE JUNHO DE 2016

Durante o evento, que será realizado no Espaço Educativo Rosanna Cattalini, haverá brincadeiras juninas, quadrilhas, comidas típicas e vendas de produtos

O Espaço Educativo Rosanna Cattalini promove neste sábado, 11, das 10h às 16h, o 1º Arraia Solidário. Durante o evento haverá brincadeiras juninas para as crianças e adultos, quadrilhas, comidas típicas e vendas de produtos.
A festa será realizada na Rua Astorga, nº 1242, Guararituba. Vale lembrar, que todo o dinheiro arrecadado será destinado as atividades desenvolvidas pela instituição, que desenvolve um projeto educacional com crianças da região do Guaraituba
A Prefeitura Municipal de Colombo possui convênio por meio de um termo de ajuste para que a associação beneficente Rosanna Cattalini possa arrecadar fundos junto às empresas privadas para manter as atividades da instituição através da Fundação para a Infância e Adolescência – FIA.
Sobre o convênio
O convênio consiste em autorizar que a associação possa receber recursos. As Pessoas Físicas que tem IRRF – Imposto de Renda Retido na fonte e as Pessoas Jurídicas optantes pelo lucro real, podem doar parte do valor a ser pago como imposto de renda diretamente para a ABRC.
A Lei Federal 8069/90 autoriza a dedução do Imposto de Renda de doações para Entidades Beneficentes. Essa autorização é regulamentada pelos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, através do FIA (Fundo da Infância e da Adolescência).
Como as doações podem ser direcionadas, o valor doado à ABRC é destinado diretamente às crianças da ABRC, não podendo ser usado para outro fim ou por outra entidade. Assim, a associação aplica todos os recursos captados nas atividades das oficinas e projetos que são oferecidas a mais de 400 crianças e a adolescentes, no contra turno escolar.
Sobre o Espaço Educativo Rosanna Cattalini
Fundada em 2004 a Associação Rosanna Cattalini é uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças de 4 a 16 anos, matriculadas na rede pública de ensino. As atividades, que são desenvolvidas no contra turno escolar, estimulam a evolução física, intelectual, cognitiva e emocional.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Bandidos invadem loja de perucas e megahair no Batel e fogem com R$ 120 mil em produtos


Por Luiz Henrique de Oliveira 
mega ok
Poucos cabelos sobraram na prateleira da loja (Fotos: Colaboração)

A mais antiga loja de perucas e megahair de Curitiba foi assaltada por volta das 10h desta sexta-feira (10) na Av. do Batel, no bairro Batel. Dois homens armados renderam as funcionárias e fugiram levando nada mais nada menos que R$ 120 mil em megahair.
mega dentro
(Foto: Colaboração)
A proprietária da Emanuele Mega Hair e Perucas falou à Banda B sobre como foi a ação dos bandidos. “As funcionárias abriam a loja quando dois homens armados as renderam e pegaram todos os cabelos compridos, arrancando um por um. Colocaram em uma sacola, trancaram as funcionárias em um banheiro e foram embora”, lamentou.
A empresária disse que não sabe em qual carro os bandidos fugiram. “Não temos câmeras de segurança, mas um vizinho aqui na rua tem. Vamos tentar identificar os rapazes e o carro deles por meio disso”, explicou.
Por fim, a empresária lamentou a onda de assaltos contra este tipo de estabelecimento. “Felizmente, é a primeira vez que nós somos assaltados, mas outras já foram nos últimos meses e existe uma onda de ações contra os estabelecimentos que vendem megahair”, concluiu.
A Polícia Militar (PM) foi acionada para fazer o Boletim de Ocorrência (BO) do caso. A Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (DFR) investiga. Qualquer informação pode ser passada à DFR pelo telefone: 3218-6100.

Bandidos fazem limpa em escola da Grande Curitiba e levam dinheiro arrecadado durante meses por formandos


Por Marina Sequinel e Djalma Malaquias
(Fotos: Colaboração/Banda B)

Bandidos invadiram o Colégio Estadual do Campo Terra Boa, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, na manhã desta sexta-feira (10). Eles reviraram todo o prédio da instituição, localizado no km 50 da BR-116, e fugiram com pelo menos 20 computadores e o dinheiro do cofre.
“Nós estamos arrasados, chorando… Não sabemos se foram bandidos profissionais ou amadores, mas eles levaram tudo, fizeram uma bagunça, jogaram as coisas no chão. Além de tudo, pegaram também o dinheiro do cofre da Associação de Pais, Mestres e Funcionários [APMF]. Todos estamos de luto nesta manhã, com um bem público depredado desse jeito. Precisamos que as autoridades tomem as devidas providências”, comentou um professor da escola, que preferiu não se identificar, em entrevista à Banda B.
Segundo o delegado Messias Antônio da Rosa, responsável pelo caso, tudo indica que os assaltantes tinham informações privilegiadas sobre o colégio. “Eles sabiam que a escola estava guardando determinado valor, para a formatura dos alunos. O pessoal da Criminalística já esteve no local e realizou os procedimentos necessários. É sempre bom ressaltar, ainda, a importância da ajuda da população. Qualquer informação deve ser repassada para nós”, explicou.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do telefone (41) 3676-1218. A delegacia de Campina Grande do Sul investiga o caso.

‘Xuxa’ é presa acusada de comandar esquema de furto em loja de departamentos


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (10), a jovem Adelinz Lauren Silva de Quental, de 20 anos, conhecida como “Xuxa”. Ela é suspeita de praticar diversos furtos dentro de uma loja de departamentos no bairro Sítio Cercado, em Curitiba.
adelinzdentro
Adelinz foi presa nesta sexta-feira. (Foto: Colaboração)
Segundo o investigador Carlos Henrique, responsável pelo caso, uma funcionária do estabelecimento ajudava “Xuxa” no esquema. “A Adelinz fez uma associação criminosa. Ela entrava na loja e furtava diversas peças, com a cobertura da própria vendedora, identificada como Danúbia. Posteriormente, ‘Xuxa’ revendia as roupas para essa mulher pela metade do preço”, comentou ele em entrevista à Banda B.
As investigações do 10º Distrito Policial envolvendo Adelinz duraram cerca de quatro meses. De acordo com o investigador, ela já tem passagens pela polícia por furto. Ela foi encaminhada à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça. A ex-funcionária da loja também foi presa.

Emocionada, mãe pede ajuda para encontrar filha de 14 anos que pode ter fugido com namorado


Por Felipe Ribeiro e Luiz Henrique de Oliveira

Com a filha desaparecida há alguns dias, Janaína Chaves entrou em contato com a Banda B nesta sexta-feira (10) para pedir ajuda e tentar encontrar a adolescente de 14 anos. Moradora de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, Poliana Chaves Seben desapareceu a caminho da escola. De acordo com informações repassadas à família, a adolescente teria fugido com o namorado, mas as pistas cada vez mais distantes tem causado a preocupação da mãe, que ganhou um segundo filho nesta quinta-feira (9).
camiladesaparecida
Foto: Arquivo Familiar
Em entrevista à Banda B, Janaína explicou que tentou contato pelas redes sociais, mas as respostas foram desesperadoras. “No Facebook, ela diz para os amigos que fugiu de casa, mas no meu pessoal apenas pede que a gente pare de procurar. No WhatsApp, o namorado me bloqueou quando disse que tinha acionado a polícia para encontrar ela. Sou mãe, nunca deixarei de procurar ela”, disse.
Com condições de saúde ainda frágeis no nascimento do segundo filho, Janaína saiu às ruas nestas quinta e sexta-feira, mas o deboche de colegas é outro desafio que precisou enfrentar. “Não é brincadeira o que estou fazendo. Saí por todo o meu bairro, o Industrial, mas não consigo entender os motivos que levaram ela a fazer isso”, concluiu.
Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Poliana, pode entrar em contato pelo telefone 190 ou diretamente pela Delegacia de Araucária, no (41) 3641-6000.

Jovem é alvo de tiros na RMC e idoso que caminhava pela rua acaba atingido


Por Felipe Ribeiro e Flávia Barros
Foto: Colaboração
Foto: Colaboração

Um jovem de 23 anos, que estava andando de bicicleta, ficou ferido no começo da tarde desta sexta-feira (10) após ser atingido por tiros no cruzamento das ruas Rio Madeira e Rio Paraná, no bairro Jardim Weissópolis, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Durante os disparos, o suspeito ainda atingiu um idoso de 62 anos que passava pelas ruas e nada tinha a ver com a situação.
De acordo com uma testemunha, que preferiu não se identificar, a vítima passava pela Rua Rio Madeira quando acabou atingida por pelo menos dois disparos. “Eu ouvi os tiros e já corri para tentar ajudar. Mesmo baleado, ele entrou correndo no mercado pedindo socorro. Imediatamente acionamos o socorro”, disse.
O idoso permaneceu no meio na rua após o disparo, mas em estado estável. Ele também foi socorrido pelo Siate e levado ao Pronto-Atendimento de São José dos Pinhais.
O alvo dos disparos é morador da rua e ninguém soube informar se ele teria envolvimento com algo ilícito ou com a criminalidade. Ele foi encaminhado ao Hospital Evangélico.
A Delegacia de Pinhais investiga o caso.
Três baleados em 24 horas
Na noite de quinta-feira (9), um homem de 25 anos também levou dois tiros no Jardim Weissópolis. Ele foi socorrido ao Hospital e Maternidade São José. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima usava uma bermuda da Nike e moletom azul. No local foram encontradas cápsulas de pistola ponto 40.